Aguarde...
Atendimento

Rio De Janeiro

(21) 4007-2233

Demais Localidades

0800-777-1984

24

Horas

Crematórios no Rio de Janeiro

Postado em: Coroas de Flores Rio de Janeiro

Sendo uma alternativa ao serviço fúnebre convencional, a cremação é um meio higiênico, não poluente e mais barato de prestar uma última homenagem a um ente querido.
Apesar de ser conhecida como um meio moderno, essa técnica existe há quase 3 mil anos e já foi considerada ilegal principalmente por motivos religiosos. Em países como Alemanha e Dinamarca, a cremação já ultrapassa o número de sepultamentos. No Brasil, é um direito reconhecido por Lei.

O corpo é resfriado por um período de pelo menos 24 horas, depois é colocado no forno crematório onde é submetido a uma temperatura média de 1000 °C, levando cerca de duas a três horas para se reduzir a cinzas. Os ossos permanecem sólidos e são moídos. As cinzas são entregues aos familiares num período de até 10 dias.

Para ser cremada, a pessoa precisa em vida, manifestar esse desejo através do preenchimento da Declaração de Vontade, reconhecer o documento em cartório, junto com assinatura de três testemunhas. Caso o falecido não tenha obtido esse documento, um parente de primeiro grau (cônjuge, filhos, pais ou irmãos maiores de 18 anos), pode autorizar o procedimento.

Em ambos os casos, a assinatura de dois médicos é obrigatória.

No caso de morte violenta, o procedimento só é feito mediante autorização judicial e apresentação da Declaração de Óbito do médico legista, declaração do IML e do delegado aprovando a cremação, Boletim de Ocorrência (BO) e requerimento preenchido no fórum criminal.

 

Onde registrar?

CERD – CENTRAL DE REGISTRO DE DOCUMENTOS

Rua do Carmo, 57 – térreo | Centro, Rio de Janeiro – RJ.

Telefone: (21) 3852-6641

Site: www.cerd-rj.com.br